Escola Secundária Eça de Queirós (401675)            Contacto

Póvoa de Varzim

 

  SPO:  - Fórum de Discussão SPO

O que é?

Quem pode recorrer ao serviço?

Que tipo de actividades pode desenvolver?

Quais as suas atribuições/ competências?

Como é constituído?

Onde funciona?

Qual o Horário de Atendimento?

Como pode recorrer aos Serviços?

 


Serviços de Psicologia e Orientação                 Última actualização: 15-03-2017 14:21


Dra. Conceição Prisco

Psicóloga

    Horário de Atendimento 2016-17

Atendimento Psicologa

Segunda-feira

9.00h às 15h30

Terça-feira

9.00h às 15h30

Quarta-feira

9.00h às 13h30

Quinta-feira

9.00h às 15h00

Sexta-feira

 9.00h às 13h30

 

Atendimento Assistente Social

Segunda-feira

 

Terça-feira

 

Quarta-feira

 

Quinta-feira

 

Sexta-feira

 

 

 

Voltar ao início

 

SPO - Destaque da Semana

 

 

 

QUALIFICA 2017- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego- de 16 a 19 de Abril na EXPONOR

Num só espaço e durante quatro dias, os jovens vão poder tomar contacto com as ofertas académicas nacionais e internacionais de qualidade, alargando os seus horizontes. Vão ter oportunidade de perceber mais e melhor o que podem os cursos profissionais fazer para ajudar a concretizar sonhos. Ou até descobrir novas propostas para ocupar os seus tempos livres. 

É uma feira aberto ao público sendo o preço do bilhete de três euros. Os alunos antes de decidirem visitar a feira poderão confirmar no site da Qualifica a lista de expositores que estarão presentes.

 

 

Assunto:

Pré-requisitos de candidatura ao Ensino Superior para o ano de 2017-18

 

Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.

Para saber se a candidatura a um determinado curso numa determinada instituição de ensino superior está sujeita à satisfação ou realização de pré-requisitos deve-se consultar a instituição de ensino superior e ainda a informação que consta no portal da Direção-Geral do Ensino Superior: www.dges.gov.pt. (

A satisfação dos pré-requisitos que sejam de comprovação meramente documental não necessita de inscrição e é entregue pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição Encontram-se na situação indicada no parágrafo anterior os pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F, Q, U e X.

 

A satisfação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional, obriga a inscrição e é certificada através da Ficha Pré-Requisitos 2017, emitida pela instituição onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. Encontram-se na situação indicada no parágrafo acima os pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.

A inscrição para a realização da avaliação destes pré-requisitos (1º chamada) decorre de 20 de fevereiro a 24 de março de 2017 nas instituições de ensino superior.(por prorrogação do prazo inicialmente previsto

 

 

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A SEGUNDA FASE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

A apresentação da candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior decorre do dia 12 de setembro até ao dia 23 de setembro.

A divulgação dos resultados é a 29 de Setembro.

Podem concorrer a esta fase de candidaturas: os candidatos à 1.ª fase não colocados; os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrerem de novo; os candidatos que, embora colocados na 1.ª fase, não procederam à matrícula e inscrição; os estudantes que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase, não se apresentaram a ela; os estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase.

Na 2ª fase de candidaturas as vagas a que se pode concorrer para cada par instituição/curso  decorre da fórmula

VS1 + VSM + VL2 - VE - VR

em que:

VS1 = Vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso;

VSM = Vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do n.º 2 do artigo 9.º do Regulamento;

VL2 = Vagas libertadas nos termos do n.º 1 do artigo 57.º do Regulamento;

VE = Vagas adicionais criadas na 1.ª fase nos termos do n.º 5 do artigo 37.º do Regulamento;

VR = Vagas que, até à publicação a que se refere o n.º 5, sejam utilizadas nos termos do n.º 1 do artigo 57.º do Regulamento

Não esquecer assim que mesmo um curso com zero vagas disponíveis pode libertar uma vaga nesta segunda fase em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase

 

 

MOSTRA DE INSTITUIÇÕES NA ESEQ- 21 e 22 de abril

No próximo dia 21 e 22 de abril decorrerá no polivalente da ESEQ a Mostra de Instituições  de Ensino Superior. 

Contará com cerca de vinte e nove instituições entre as quais as Universidades do Porto, Minho e  Aveiro, os Institutos Politécnicos do Porto e  Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade Católica, ou a CESPU entre muitas outras.

Contará ainda com a presença do Exército, Força Aérea e o Instituto Superior de Ciências Policiais, realizando-se também no dia 21 uma palestra no Auditório da Escola sobre o Exército e Força Aérea.

A realização desta Mostra permite aos alunos pesquisarem, recolherem informação e estabelecerem um contato direto com diferentes instituições e cursos nela ministrados.

Assim, e para terminar o Serviço de Psicologia da ESEQ deseja a todos os alunos uma boa pesquisa esperando que a mesma ajude a uma maior definição de objectivos escolares e profissionais.

 

QUALIFICA 2016- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego- de 14 a 17 de Abril na EXPONOR

Num só espaço e durante quatro dias, os jovens vão poder tomar contacto com as ofertas académicas nacionais e internacionais de qualidade, alargando os seus horizontes. Vão ter oportunidade de perceber mais e melhor o que podem os cursos profissionais fazer para ajudar a concretizar sonhos. Ou até descobrir novas propostas para ocupar os seus tempos livres. 

É uma feira aberto ao público sendo o preço do bilhete de três euros. Os alunos antes de decidirem visitar a feira poderão confirmar no site da Qualifica a lista de expositores que estarão presentes.

 

MARINHA: Abertura do  concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato na categoria de praças

Faz-se saber que está aberto na Marinha o concurso de admissão de voluntários para prestação de serviço em regime de contrato na categoria de praças nas seguintes classes: Administrativos, Comunicações, Condutores mecânicos de automóveis, Cozinheiros, Despenseiros, Electromecânicos, Manobras, Operações, Técnicos de Armamento.

AS condições de admissão são: ter nacionalidade portuguesa, possuir no mínimo 18 anos de idade e no máximo 24 anos na altura da formalização da candidatura; possuir como habilitações literárias  mínimas o 9ºano de escolaridade ; ter a situação militar regularizada e não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva.

Estão previstos três períodos de incorporações distintas no decorrer do ano de 2016.

O período de candidatura para a primeira incorporação (prevista para Abril de 2016) já está a decorrer até ao dia 17 de Março e deve ser efectuada on-line na página web  recrutamento@marinha.pt estando previstos posteriores períodos de candidatura no decorrer dos meses de Abril  (previsivelmente de 29 de Março a 19 de Abril) e Setembro (previsivelmente de 1 a 22 de Setembro), pelo que os interessados deverão consultar amiudadas vezes o referido site.

 Está disponível ainda um documento com informações mais completas na Biblioteca da Escola.

 

PRÉ-REQUISITOS DE CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR
Em termos gerais, a satisfação dos pré-requisitos, processa-se da seguinte forma:

- Inscrição, pelo prazo decorrente entre os dias 23 de Fevereiro a 13 de Março de 2016, para a realização da 1.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos que exigem a satisfação de provas de natureza vocacional, física ou funcional: grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y, Z.

- Entrega de comprovação documental no ato de matrícula e inscrição no ensino superior: grupos A, B, D, E, F, Q, U e X;

Aconselham-se os alunos a consultar a a Deliberação n.º 253-A/15, de 25 de fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior sobre os Pré-requisitos exigidos para a candidatura no ensino superior no ano letivo de 2015-2016 que se se encontra afixada para nos placards do átrio da escola e que também está disponível na Biblioteca da ESEQ. A mesma deliberação pode também ser consultada na página da Internet da ESEQ (www.eseq.pt)  no ponto Exames  e na página da Direção Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt), na área relativa ao Acesso ao Ensino Superior.

 

 

PESQUISAR A OFERTA FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR

 

Para os alunos a diversidade de ofertas no ensino superior é por vezes sentida como esmagadora; muitos alunos já no decurso do 12º ano sentem-se perdidos sem saber como definir um projeto de vida.A pesquisa de informação de forma organizada é um dos passos fundamentais nesse processo pelo que se julgou útil a indicação/sugestão de possibilidades de pesquisa.

 

1º - Pesquisa de Sites na Internet/ Consulta de Livros

¡  www.dges.mctes.pt Nota importante: sendo este o site oficial do Ministério relativo ao acesso ao ensino superior é muito importante que mesmo que efectuem as pesquisas noutro site os estudantes confirmem posteriormente as informações base neste site antes de procederem ao seu processo de candidatura.

¡  www.inspiringfuture.pt (base de dados que permite uma visualização mais rápida de informações pertinente sobre o curso; ao clicar no curso os alunos ainda poderão visualizar uma breve caracterização dos objectivos do curso, plano de estudos e saídas profissionais)

¡  www.designthefuture.pt (base de dados com pequenos vídeos em que se realizam entrevistas a profissionais de diferentes áreas; no ponto DESCRIÇÃO permite aceder também a uma breve descrição das funções, perfil, actividades e áreas de atuação inerentes à profissão.

¡  www.uniarea.pt

¡  www.forumestudante.pt (pesquisar profissões)

¡ Coleção Quero Trabalhar Em… (30 livros – gabinete SPO- os alunos podem efetuar a consulta e requisição dos mesmos junto da psicóloga da escola )

2º-  Contato mais direto com os  profissionais /instituições recolha personalizada de informação

Depois de uma primeira selecção de cursos efectuada a partir da pesquisa dos sites é muito importante o contato direto com representantes das instituições de ensino superior que poderá ser efetuada por exemplo a partir da visita a Mostras Informativas ou a participação nos Dias Abertos .

A visita de alunos a diferentes Mostras Informativas é um meio útil de recolher informação e estabelecer um contato direto com diferentes agentes (é uma altura ideal para conversar com os docentes e/ou alunos que se encontram presentes de molde a permitir uma recolha de informação mais personalizada e se possível combinar uma ida á instituição). Através da Internet os alunos podem recolher informação sobre as Mostras , locais, e instituições aderentes.

Muitas universidades organizam também dias abertos com sessões específicas para que os futuros candidatos possam adquirir mais informação. Embora algumas limitem a inscrição a grupos acompanhados por docentes a grande maioria possibilita aos alunos uma inscrição individual. Será importante que os alunos vão pesquisando directamente na internet, nomeadamente no site das instituições a divulgação dos diversos dias abertos e efetuar através desse meio a respectiva inscrição.

 

O SPO através da sua página procurará divulgar junto dos alunos as iniciativas de que tem conhecimento.

Neste momento encontram-se já agendadas algumas Mostras e Dias Abertos que se passam a enumerar

MOSTRAS

Futurália - 16 a 19 de março de 2016 em Lisboa

Mostra da Universidade do Porto- 17 a 20 de março no Pavilhão Rosa Mota no Porto

Mostra Qualifica na Exponor- 14 a 17 de abril- Exponor

Mostra de Instituições ESEQ- 21 e 22 abril ESEQ

Mostra Informativa sobre a Temática Formação e Saídas Profissionais 28,29 e 30 de abril -Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim

 

DIAS ABERTOS 2016

Instituto Superior de Engenharia do Porto-RETIFICADO: 20 de ABRIL

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto- 18 e 19 fevereiro

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra- ISEC OPEN DAYS- 1 e 2 de março

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Porto- 8 de março (tarde) e 10 de março (manhã)

Open Day Dgei- Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro- 16 de março

Instituto Politécnico de Viana do Castelo - 16 e 17 março 2016 (Centro Cultural de Viana do Castelo)

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho- 18 de março

Escola das Artes-Universidade Católica- 22 a 26 de fevereiro

 

BOA PESQUISA!

DEFINAM OBJETIVOS, SONHEM COM ELES E TRABALHEM PARA OS MESMOS!

 

 

 

 

 

Candidaturas ao Curso Técnico Superior Profissional de Reabilitação do Edificado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Estão abertas as candidaturas entre 9 e 20 de Setembro de 2015 para  a 2º fase de acesso ao Curso Técnico Superior Profissional de
Reabilitação do Edificado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Os alunos poderão recolher informação mais informação através da consulta do seguinte endereço:

https://www.facebook.com/pages/Reabilita%C3%A7%C3%A3o-do-Edificado/1629948457279348

 

 

O que é?  

Quem pode recorrer ao serviço?

Que tipo de actividades pode desenvolver?

 

Quais as suas atribuições/ competências?

Psicóloga

Voltar ao início

 

Como é constituído?

Onde funciona?

Como pode recorrer aos Serviços?

Voltar ao início

Voltar ao início